quinta-feira, 20 de maio de 2010

Técnicas de Rinoplastia.


Estive pesquisando sobre técnicas de rinoplastia. E vi que existem 2 técnicas: A Redutora (tradicional) e a estruturada.

Quando comecei a fazer pesquisa estava certa de que iria fazer a estruturada, só não sabia quando, nem com quem, pois são pouquíssimos médicos que utilizam essa técnica, em SP se não me engano uns 3 ou 4. E eles cobram caríssimo por isso! Sim gente, mais que o dobro da tradicional.
Mas se a técnica é tão boa pq nem todos os cirurgiões utilizam? Eu nao sei responder, só sei que para se especializar precisa ser fora, os mais renomados lá fora é o Dr. Gunther e o Dr. Toriumi, aqui No BR alguns médicos estão difundindo esta técnica, mas mesmo assim, são poucos...

A diferença entre elas é que a estruturada modela pedaços de cartilagem do próprio paciente (do septo, da orelha ou da costela) e após feita a rinoplastia esses pedaços são utilizados como pontos de fixação, uma estrutura mais firme para o novo narizinho.
A tradicional, pode ocorrer, com o passar do tempo, pequenas deformações, por não ter uma estrutura assim, firme, para fixar a nova forma... mas (acho eu) que são casos raros.

A estruturada é uma ótima opção para quem já fez rinoplastia e nao teve sucesso. Casos secundários ou terciários...

Fato é que quando eu comecei a pesquisar sobre o HC, tinha certeza de que eles não utilizavam a técnica estruturada, e fiquei com a pulga atrás da orelha (meu nariz vai deformar depois, e aí???)
Então eu descobri um seguinte resumo.

"A rinoplastia clássica proposta por Joseph (1) e Roe (2) acarreta alterações estéticas e funcionais precoces e/ou tardias, decorrentes da destruição da anatomia normal do dorso cartilaginoso, tais como: deformidades em “V” invertido, pinçamento do terço médio e alterações funcionais da válvula nasal interna. A utilização de técnicas de vários autores que reconstroem primária ou secundariamente o terço médio nasal ainda não se mostram eficazes quanto à sua real capacidade de minimizar as alterações funcionais do nariz. Mudando conceitualmente a rinoplastia clássica, Ishida (26), em 1999, apresentou a técnica de rinoplastia com preservação do dorso cartilaginoso. " ...
"Em relação às avaliações objetivas deste estudo, nas quais encontram-se resultados promissores referentes a esta nova abordagem das rinoplastias, pode-se concluir que: as rinoplastias com a técnica de preservação de dorso cartilaginoso evoluem com um número pequeno de seqüelas e não se encontram deformidades como: hipercorreções em “V” invertido."

Bom, tem mais detalhes sobre esta técnica
Mas assim, basicamente, como ele preserva mais o dorso cartilaginoso, o risco de deformidades é menor do que a técnica tradicional.
Acho que a tecnica do Ishida é bom para rinoplastias primárias, pois nas secundárias algumas pessoas nem tem mais dorso cartilaginoso, muitos médicos destroem realmente, nesse caso só a estruturada mesmo...

E quando estava na consulta com o Dr Jonas eu perguntei sobre o assunto e ele me disse exatamente isso, que eles utilizavam a técnica de preservação.

É isso.

3 comentários:

  1. Olááá Felicia...Tudo bem?Adorei seu Blog...e pretendo fazer uma cirurgia no nariz também.
    E vc já esta bem? a cirurgia foi legal? deu tudo certinhu? quantas perguntas né...rsrs
    Me add no orkut e no msn , trabalho perto do HC.
    Pretendo fazer o ano que vem.

    thaisbraga20@hotmail.com

    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais, já te adicionei no meu MSN!

    Conversamos por lá!! Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. oi fefa me add no msn m manda o convite pra vc m ajudar em algumas duvidas?isa.belli33@hotmail.com
    quero saber de algumas coisa antes de junho. valeu
    vc ficou linda

    ResponderExcluir

Sua opinião é válida. Obrigada pelo seu comentário!